Quando o assunto é segurança no trabalho, os equipamentos de proteção individual (EPI’s) são, certamente, itens obrigatórios na conversa.
O clichê é antigo, porém nunca perde o valor: prevenir é melhor que remediar. A vida é cheia de imprevistos e, desta forma, todos estamos suscetíveis aos acidentes em casa, na rua ou no local de trabalho. Porém, ao tomar os devidos cuidados em cada ocasião, é possível minimizar ou reduzir tais riscos.
No ambiente de trabalho, além dos cuidados básicos com medidas de proteção coletiva, o uso dos equipamentos de proteção individual ainda garante mais proteção ao trabalhador no exercício da profissão. Com isso, evita-se consequências graves em casos de acidentes.
Em resumo, são todos os acessórios e dispositivos utilizados para garantir proteção ao trabalhador em seu local de trabalho das consequência de possíveis acidentes.
Além de proporcionarem segurança ao trabalhador durante o exercício de suas atividades, os equipamentos atuam, sobretudo, como barreiras para doenças ocupacionais que geram consequências na vida pessoal do colaborador.
Diversos segmentos envolvem atividades com riscos aos trabalhadores, então demandam a utilização dos equipamentos de proteção individual, como construção civil, indústrias e laboratórios, entre outros.
Cada ambiente de trabalho possui características específicas e, portanto, riscos de acidentes diferentes aos trabalhadores em suas funções. Desta forma, não há como responder essa questão em âmbito geral, mas observando as particularidades de cada atividade.
A fim de verificar quais funcionários precisam utilizar equipamentos de proteção individual obrigatoriamente, as empresas devem realizar avaliações e estudos com profissionais especializados em segurança do trabalho.
Apenas a partir do laudo fornecido depois do estudo de riscos de acidentes ocupacionais é possível definir quais são os EPI’s obrigatórios para os setores ou equipes.
Para citar alguns exemplos possíveis, cabe destacar equipamentos como éculos, luvas, capacetes, botas, abafadores de ruídos, máscaras e botas.
Com mais de 50 mil itens no catálogo em diversas categorias, a VJ Parafusos oferece ampla linha de equipamentos de proteção individual em São Bernardo do Campo.
Fundada em 1992, a VJ Parafusos é parceira de grandes fornecedores e conta com EPI’S como avental, botas e abafadores de ruídos para atender grandes indústrias, ferramentarias, construtoras, profissionais autônomos, entre outros. Para conhecer os produtos ou, ainda, solicitar orçamento, clique aqui.
Você pode tirar sua dúvida, deixar sua crítica ou fazer uma sugestão. Basta clicar no botão abaixo para falar conosco.