Há muitos tipos de parafusos no mercado, seja o material, o tamanho ou o formato, eles são diferentes e podem ser usados em várias aplicações.
Podemos não reparar, mas os parafusos estão quase todos os lugares. Pode ser na montagem de um móvel, obras e reformas, conserto ou fabricação de automóvel, e as pequenas peças se tornam essenciais.
Tão diferentes quanto suas aplicações são os tipos de parafusos. É possível encontrar tantos nomes, opções de materiais, tamanhos e formatos, que é comum ficar confuso sobre qual deles é a melhor opção.
Por isso, preparamos este conteúdo, mostrando os tipos mais comuns de parafusos para facilitar o momento da escolha.
Antes de escolher entre os tipos de parafusos, é importante saber como fazer sua identificação.
Geralmente, os principais fixadores são compostos por cabeça, fenda, pescoço, rosca e ponta, mas em alguns casos, nem todas essas partes estão presentes.
São as características dessas partes que diferenciam os parafusos entre si, permitindo que cada um deles seja mais adequado para determinadas aplicações.
Existem tipos em que o próprio nome do fixador faz menção a uma ou mais de suas partes, como é o caso do parafuso sextavado e do parafuso sextavado rosca soberba.
Já em outros casos, os nomes são inspirados na sua própria aplicação, como o parafuso máquina e o parafuso madeira.
Cada tipo de parafuso é adequado para uma determinada necessidade, e o que não faltam são opções.
O parafuso sextavado tem esse nome por conta da sua cabeça com 6 faces. Há, ainda, diferentes fixadores nessa categoria, com variação de rosca, que pode ser inteira ou parcial, grossa ou fina.
Esse modelo é muito usado em construções e reparos e pode ser encontrado em máquinas e equipamentos industriais, além de estruturas metálicas, veículos e móveis de aço.
O parafuso Allen é outro modelo do sextavado. Nesse caso, os seis lados estão em sua fenda, por isso ele também é conhecido como sextavado interno.
Sua principal aplicação é na indústria, seja em máquinas, equipamentos ou ferramentas de usinagem. Ele também é muito utilizado em motores e maquinários internos.
O modelo sextavado conta, ainda, com a versão de rosca soberba, que está de forma parcial ou inteira no corpo do parafuso. Ele é muito utilizado em portas, cercas e portões de madeira. Esse tipo de parafuso também pode ser aplicado no concreto, por meio de buchas de nylon.
O parafuso tem cabeça abaulada, similar ao formato de um cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada que permite travar o parafuso quando ele é aplicado em furos quadrados ou redondos na madeira.
Entre suas diversas possibilidades de aplicação, estão o uso em carrocerias de caminhão, bancos de jardim, pallets, placas, cercas e escadas de madeira, incluindo o corrimão, entre outros.
O parafuso auto atarraxante possui uma ponta cônica e pontiaguda. Como possui rosca mais fina e cortante, em alguns casos não é preciso fazer um furo prévio na peça em que ele será aplicado.
Sua principal indicação de uso é para a fixação de chapas metálicas, dessa forma, ele é utilizado em móveis tanto de chapas quanto tubulares, mas não nos materiais de MDF. Para este tipo de móvel, o mais indicado é o parafuso Fixer.
O parafuso auto atarraxante também pode ser utilizado com buchas de nylon e ser aplicado até mesmo em paredes de alvenaria, concreto e drywall.
Esses são apenas alguns tipos de parafusos, mas se você quer encontrar mais tipos e um fornecedor de qualidade, existe um lugar ideal.
A V.J COMÉRCIO DE PARAFUSOS FERRAMENTAS E FIXAÇÃO LTDA está no mercado com o propósito de comercializar parafusos, abrasivos, ferramentas manuais, ferramentas de corte, máquinas elétricas, EPI´S, dentre outros.
Certamente você encontrará tudo o que precisa, além do excelente atendimento e uma estrutura que oferece o conforto e a qualidade que você procura.
Quer conhecer uma grande variedade de produtos e ótimos preços? Visite a V.J. Parafusos.
Acesse nosso site: https://vj-parafusos.com.br/
Ligue: (11) 4173-0530 – (11) 94749-7468
E-mail: vjparafusos@vj-parafusos.com.br