Você sabe qual o disco usar para cada serviço? Leia esse artigo e saiba como escolher o disco para esmerilhadeira!
Provavelmente você sabe que uma esmerilhadeira é uma ferramenta com um potencial incrível. Isso porque, além de ser uma ferramenta extremamente simples, ela consegue fazer o trabalho de corte, de desbaste e outros.
Apesar de simples, ela é uma das ferramentas mais versáteis que você pode ter na sua casa, isso graças aos seus acessórios.
Dentre eles estão os vários discos que podem ser usados nela, cada um com uma função diferente. Confira abaixo!
A esmerilhadeira é uma ferramenta muito usada em serralherias, funilarias para corte e desbaste de metal.
Sendo assim, existem muitos discos, cada um com uma função específica. Os discos de corte, por exemplo, são feitos a partir de um material abrasivo para cortes de metal. Mas existem támbém os discos que são específicos para corte em madeira.
É preciso estar atento e ter muito cuidado na hora de escolher o disco, pois uma escolha errada pode causar sérios acidentes.
É comum ver na internet pessoas usando o disco da serra circular, por exemplo na esmilhadeira, mas não deve ser utilizado para este fim, pois pode ser perigoso.
Cada disco contem as informações de uso escritas nele. Assim como o modo de uso e as rotações seguras. A maioria deles ainda possui qual face fica para cima ou para baixo na ferramenta, pois cada disco tem um sentido no qual vai trabalhar melhor. Nas informações contidas no disco, você também encontra os tipos de EPI´s que precisam ser usadas enquanto você opera esse material.
Além do corte de metal e de madeira, a esmerilhadeira também permite o corte de porcelanato e pisos. Esse disco é próprio para essa função, possui o corte diamantado e um formato específico para esse fim.
Outro uso bastante popular da esmerilhadeira é o desbaste. E para essa função também temos os discos específicos. Se você colocar um disco de corte ao lado de um disco de desbaste, por exemplo, vai observar que o de desbaste é bem mais grosso.
Além dessa diferença, ele possui outras características diferentes do disco de corte, como angulação, por exemplo.
Existe também o disco de desbaste no formato de escova de aço, que é muito usado em funilarias para tirar pintura velha ou ferrugem. Esses discos, ao contrário dos anteriores, não apresentam um sentido certo de rotação.
Um outro disco, que não é muito popular e tem a aparência de um adaptador, é o disco para desbaste de concreto. Ele é um pouco maior que os outros e apresenta um desenho bem robusto.
Apesar de ser famosa por cortar e desbastar, a esmerilhadeira também pode ser usada para lixar. Para isso, temos os discos flap.
Esses discos são facilmente adaptáveis na esmerilhadeira, porém é preciso tomar um certo cuidado, pois como a rotação é muito alta pode danificar o material que você está trabalhando.
Além disso, os discos flap tem grãos diferentes, servindo dessa forma tanto para desbastar bastante quanto para fazer acabamentos refinados.
Existe ainda um outro acessório bastante interessante que é um adaptador, que encaixa no lugar da rosca. Esse acessório possui um velcro que permite colar uma lixa para lixadeira orbital. Dessa forma, você transforma a esmerilhadeira em lixadeira.
O ideal para usar esse tipo de acessório é uma esmerilhadeira que possua controle de velocidade, para evitar danificar o material que está sendo lixado.
Enfim, o último uso que uma esmerilhadeira pode ter é como politriz. O mesmo adaptador usado no exemplo acima, pode ser encapado com uma boina e usado em diversos polimentos.
Porém, se sua esmerilhadeira não possuir controle de velocidade, use com muito cuidado para não queimar a pintura da superfície que está sendo polida.
Como você acabou de ler, a esmerilhadeira é uma ferramenta que te permite muitos usos.
Na VJ Parafusos, você encontra uma infinidade de ferramentas e acessórios.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!
(11) 94749-7468
vjparafusos@vj-parafusos.com.br