Presentes em diversas situações, os sistemas de fixação contam com ampla variedade de peças e possibilidades disponíveis para as mais diversas necessidades. Listamos seis delas para, desta forma, apresentar suas utilizações, principais aplicações e compartilhar a importância das mesmas para variados segmentos.
Quando duas peças ou uma peça e uma base precisam ser conectadas, inegavelmente existirá um sistema de fixação para fazer a união. Basta observar ao redor para entender do que estamos falando: seu celular foi formado por peças soltas e conectadas, posteriormente, por peças de fixação.
Móveis, computadores, grandes máquinas industriais e, até mesmo, postes e viadutos possuem sistemas de fixação para montagem. No entanto, há uma ampla variedade de peças disponíveis para tal objetivo, que variam conforme as necessidades e aplicações.
Listamos, a seguir, seis peças básicas e conhecidas que fazem parte de sistemas de fixação para conhecê-las um pouco mais, bem como suas aplicações.
Arruelas – Peças metálicas ou de plástico e também conhecidas como anilhas, as arruelas são discos finos utilizados em conjunto com porcas e parafusos que ajudam no suporte à carga destes. Para cada necessidade há um tipo de arruela específica, como as dentadas, as estriadas, lisas, entre outras.
Buchas – Peças complementares aos parafusos, as buchas garantem fixação e aderência para montagem segura e correta na fixação de prateleiras, quatros, entre outros. No entanto, embora pareçam peças simples, é importante conhecer o local de fixação e a carga que será suportada para fazer a compra do material correto.
Chavetas – São peças fabricadas em aço e utilizadas para ligação de dois elementos mecânicos, normalmente na fixação de um eixo e uma peça. Podem ser encontradas de formatos retangulares e semicirculares, mas possuem classificações diferentes para, desta forma, aplicações também variadas.
Parafusos – Possivelmente as peças de sistemas de fixação mais conhecidas, os parafusos possuem grande utilidade para unir e conectar os mais variados itens. Basta olhar ao redor e ver (ou, até mesmo, nem conseguir ver) sua presença: dos smartphones aos móveis, os parafusos podem ser utilizados com porcas, arruelas, buchas ou diretamente nos objetos a serem conectados.
Porcas – Sempre são utilizadas em conjunto com parafusos para, desta forma, garantir estruturação e firmeza às peças conectadas. Podem ser encontradas em formas e tamanhos variados, mas a escolha depende da rasco do parafuso e local de aplicação.
Rebites – São elementos de fixação considerados permanentes que podem ser fabricados em materiais como aço, alumínio e cobre, por exemplo. O mercado oferece ampla variedade de rebites, dos mais comuns aos mais resistentes, para atender diversas necessidades.
A VJ Parafusos, empresa localizada em São Bernardo do Campo com mais de 25 anos de atividades, conta com ampla linha de peças para sistemas de fixação. Além dos seis itens listados acima, a VJ Parafusos ainda conta com chumbadores, pinos, roscas e diversos outros produtos.
Para conhecer a VJ Parafusos, seu amplo portfólio de itens e solicitar orçamento, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 4173-0530.