Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. Elas são acessórios indispensáveis no uso de uma furadeira. Usam-nas para fazer furos cilíndricos em uma superfície qualquer, como madeira, ferro, concreto e muitas outras.
Dois são os fatores necessários para fazer a escolha certa de uma broca: o diâmetro do furo a ser aberto e o material a ser perfurado. Sabido isso, você já será capaz de garantir a broca mais adequada para o seu trabalho.
Mas nem todo mundo sabe que há muitos tipos de brocas. Se você comprou uma furadeira e ainda não sabe muito bem quais os tipos de brocas que há por aí ou ainda tem dúvidas a respeito daquela ideal para um determinado material, continue lendo que ficará um craque das brocas!
Não há só um tipo de broca. Elas foram desenvolvidas para perfurar os mais diversos tipos de materiais. Por isso, antes de escolher a broca adequada para seu trabalho, é necessário saber qual o material que será perfurado.
É importante saber que as brocas para madeira não podem perfurar paredes metálicas ou de concreto nem as para metal serem usadas em paredes de concreto.
Precisa estar atentos que as brocas especiais para madeira e aço rápido nunca podem ser utilizadas na furadeira em seu modo impacto.
Deve-se proteger sempre os olhos e as mãos utilizando EPIs como óculos de proteção e luvas para evitar acidentes.
A substituição da broca na furadeira não deve ser feita enquanto a ferramenta estiver conectada à energia evitando acidente.
Vamos conhecer algumas delas e em qual tipo de trabalho devemos escolher cada uma para a performance ideal.
A broca de três pontas é caracterizada pelas três pontas em sua extremidade, garantindo maior firmeza e um acabamento mais limpo na hora de realizar a perfuração.
A broca de três pontas é utilizada somente em madeira. Essas brocas são fabricadas em aço carbono, que proporciona maior resistência ao calor gerado pelo atrito com a madeira e suas resinas. A ponta central serve como um guia do furo, não deixando o ponto inicial escapar durante a perfuração. As outras duas pontas servem para perfurar.
Essa broca é utilizada em todo tipo de madeira: duras, macias, contraplacados, compensados, fórmicas, aglomerados e outras.
A broca serpentina é muito usada quando é preciso realizar trabalhos rápidos em madeira. Tem uma geometria espiral e sua ponta é semelhante a um parafuso. Ela permite um avanço muito rápido e com grande facilidade na perfuração da madeira.
As brocas serpentinas são utilizadas em todos os tipos de madeira, duras e macias, além da madeira úmida, proporcionando uma perfuração com acabamento elevado e excelente escoamento de cavacos.
É especialmente indicada para fazer furos profundos na madeira sem muitos esforços, além de proporcionar uma perfuração com ótimo acabamento (devido suas arestas de corte) e sem lascas de madeira (cavaco).
Utiliza-se essa broca para furar madeira, aglomerados e fibras especialmente quando são chapas grossas. Sua ponta piloto, geralmente equipada com uma rosca, evita deslizamentos e proporciona uma tração maior, o que produz uma perfuração mais rápida.
A broca chata se destaca pelo ótimo poder de perfuração. Chega a mais de 20cm. Ela é usada em fibras, aglomerados e madeira, especialmente quando são chapas grossas.
Com diversos tamanhos, a broca chata é utilizada exclusivamente para a realização de furos ou rebaixos com diâmetros maiores. É indicada para furos em madeira que não necessitam de um acabamento muito fino.
A ponta da broca mantém a direção do furo e consegue abrir o espaço necessário com agilidade e por conta da angulação na sua lâmina de corte, o fundo do rebaixo não será exatamente plano, dessa forma, o acabamento é mais grosseiro.
A broca escariadora serve para escarear furos na madeira, isto é, abrir um pouco o diâmetro na finalização do furo.
Esse tipo de broca realiza furo com chanfro/rebaixo que permite que a cabeça do parafuso se embuta na madeira.
A sua vantagem é que você conseguirá furar e escarear o furo ao mesmo tempo com uma única ferramenta.
Essa broca serve para perfurar concreto, alvenaria, mármore, granito e outros materiais duros. Tudo depende da especificação da vídea, que poderá ser mais ou menos dura, afiada ou não. De toda forma, essas brocas geralmente são constituídas de ligas mais duras que as brocas para madeira. Deve sempre ser utilizada em materiais mais resistentes. Esse tipo de broca não serve para furar metais ou madeira.
Normalmente essas brocas de concreto um corte tão afiado quanto as de madeira, assim, nos casos que necessitar, a furadeira é pode ser utilizada na função martelete.
Sua ponta tem a forma de uma flecha, sendo mais larga que o corpo da broca, o que evita que o pó gerado pela perfuração trave a broca dentro do furo. É capaz de furar em instantes qualquer parede.
Atende as mesmas necessidades da broca de vídea, porém, a diferença dessa é que a SDS destina-se a trabalhos profissionais, já que proporciona maior segurança na perfuração.
Com um encaixe especial na base da furadeira, pode-se evitar qualquer tipo de deslize ou escape durante a perfuração.
A broca de aço rápido é a ideal quando se deve perfurar uma superfície de metal como zinco, latão, alumínio, cobre, aço sem liga, dentre outros.
São brocas de formato helicoidal, isto é, parece uma hélice, com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e à esquerda.
De acordo com as características do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura, de titânio por exemplo, que proporcionará maior resistência.
Exigem extremo cuidado durante a operação, que deve ser realizada com o uso de fluído de corte para lubrificar e resfriar a ponta da broca, pois o calor excessivo desgasta rapidamente o fio de corte.
Também se destina a realizar furos em chapas de metal. Ela tem esse nome devido ao seu formato, que é cônico e com degraus.
Como vantagens, apresenta um ótimo acabamento e com pouco aquecimento. Em alguns casos, a broca escalonada é utilizada para a rebarbação de furos, ou seja, ampliação do diâmetro do furo, eliminando resíduos e evitando a deformação do material.
Um dos grandes benefícios que esta ferramenta proporciona é efetuar a furação e ampliação do diâmetro do furo aos poucos, sem precisar ser feita a troca da broca, melhorando, assim, o rendimento do seu trabalho.
Há, entretanto, esse tipo de broca para perfuração de outros materiais.
Esse tipo de broca é utilizado para perfurar diversos tipos de materiais, como porcelanato, granito, mármore e outros.
A broca diamantada tem uma ponta com revestimento de diamante, o que permite maior qualidade no acabamento do furo. Como o diamante é um material com uma dureza bastante elevada, ele consegue bons resultados trabalhando com materiais duros.
A broca serra copo é um dos tipos com mais variedade que muda de acordo com o tipo de material que vai ser furado.
A serra copo foi desenvolvida para fazer furos de grandes diâmetros. Existem vários tipos de serras copo, para madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos.
Elas consistem de uma coroa que, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada e de uma broca no meio, que serve para dar início ao furo a ser realizado.
Já se informou sobre os tipos de broca e os materiais a que são adequadas. Agora, veja quem é especialista no assunto de ferramentas!
A V.J COMÉRCIO DE PARAFUSOS FERRAMENTAS E FIXAÇÃO LTDA está no mercado com o propósito de comercializar parafusos, abrasivos, ferramentas manuais, ferramentas de corte, máquinas elétricas, EPI´S, dentre outros.
Certamente você encontrará tudo o que precisa, além do excelente atendimento e uma estrutura que oferece o conforto e a qualidade que você procura.
Quer conhecer uma grande variedade de produtos e ótimos preços? Visite a V.J. Parafusos.
Entre em contato!
Acesse nosso site: https://vj-parafusos.com.br/
Ligue: (11) 4173-0530 – (11) 94749-7468