Independentemente do tamanho do seu projeto, seja ele simples ou complexo, os elementos de fixação são essenciais, pois são eles que vão finalizar a montagem de todos os produtos.
Mas quais são os principais elementos de fixação? Quais são os fixadores mais procurados até o momento?
Basicamente, os elementos de fixação são itens que servem para unir peças. Eles podem ser de fixação móvel ou permanente. A móvel faz com que as peças sejam montadas e desmontadas sem que os produtos sejam danificados, como parafusos, porcas e arruelas, por exemplo.
Já a fixação permanente é o contrário. Nela, os elementos de fixação mecânica não são reaproveitados. Ou seja, uma vez instalados no conjunto, não há como retirar e utilizar novamente.
É importante frisar que os elementos de fixação mecânica devem ter uma boa qualidade, para ambos os tipos, afinal, projetos de sucesso envolvem fornecedores de confiança.
Como foi citado anteriormente, os elementos de fixação unem peças ou objetos. Em sua maioria, são peças pequenas, mas que têm uma grande utilidade na indústria, e são elas que dão forma a vários equipamentos e até edificações.
Os fixadores metálicos, que são, geralmente, os mais utilizados, em grande parte são feitos de aço (aço carbono e aço inoxidável, por exemplo). Eles possuem diferentes formatos, resistência e formas de aplicação.
Item de peça única, com cabeça, corpo e ponta. A cabeça é responsável pela introdução da chave onde vai ser realizado o aperto na hora da aplicação. Já o corpo é sempre formado por rosca, podendo ser rosca inteira, em todo o corpo do parafuso; ou rosca parcial.
Normalmente, os rebites são peças pequenas e não possuem rosca em seu corpo, semelhante a um prego com uma capa por cima. Na aplicação, o corpo remancha e é o responsável por fixar a peça. Eles são utilizados principalmente em montagens e fixação de peças onde só se tem acesso por um único lado, a popular “aplicação cega”.
São peças de um único formato: reto com rosca ao longo de todo o seu corpo. São sempre fixadas com porcas nas duas extremidades e, também, muito utilizadas para fixação de estruturas de eletrodutos e na construção civil.
É a porca que realiza o aperto em barras roscadas e alguns parafusos. Seu formato externo diz respeito à chave que será aplicada. Já o furo roscado é onde será feita a união da porca com o parafuso ou barra.
A porca é produzida em diferentes alturas, mudando de acordo com a aplicação. A identificação destes produtos pode ocorrer de três maneiras, sendo elas: geometria, forma de aplicação e por características próprias.
Apresenta formato cilíndrico com um furo no centro, que serve para passar o elemento a ser fixado. No momento do aperto, as arruelas são responsáveis por distribuir de forma igual a força do material a ser fixado (porca ou parafuso).
Esses são apenas alguns tipos de elementos de fixação, mas se você quer encontrar mais tipos e um fornecedor de qualidade, existe um lugar ideal.
A V.J COMÉRCIO DE PARAFUSOS FERRAMENTAS E FIXAÇÃO LTDA está no mercado com o propósito de comercializar parafusos, abrasivos, ferramentas manuais, ferramentas de corte, máquinas elétricas, EPI´S, dentre outros.
Certamente você encontrará tudo o que precisa, além do excelente atendimento e uma estrutura que oferece o conforto e a qualidade que você procura.
Quer conhecer uma grande variedade de produtos e ótimos preços? Visite a V.J. Parafusos.
Acesse nosso site: https://vj-parafusos.com.br/
Ligue: (11) 4173-0530 – (11) 94749-7468
E-mail: vjparafusos@vj-parafusos.com.br