Assim como para pendurar um quadro ou montar um móvel, existem ferramentas para ter em casa em caso de reparos que são indispensáveis para pequenos serviços do dia a dia.
Umas das principais vantagens dessas ferramentas caseiras é não precisar esperar que um profissional resolva o problema.
Com um kit simples e básico você consegue resolver quase qualquer tarefa.
No período da pandemia e o isolamento social que ela trouxe, a nossa casa acabou se tornando um local de trabalho, descanso e lazer.
Com isso, não só surgiram as necessidades de pequenos reparos, como também de atividades de artesanato “mão na massa”.
Essas atividades podem ser executadas facilmente, desde que se tenha as ferramentas certas.
Trata-se de uma ferramenta indispensável para a sua casa! Dentro de casa, ela é uma das heroínas da montagem e da desmontagem, pois a maioria dos móveis e utensílios apresentam parafusos.
A chave Philips é outra ferramenta coringa para ter na maleta! Ela se caracteriza por ter a ponta fina, em formato de cone. São usadas para apertar ou afrouxar parafusos do tipo fenda cruzada, ou seja, os que têm o formato de “X”.
Eles são úteis para cortar papel, papelão, tecidos, plásticos, materiais sintéticos, entre tantos outros tipos de embalagens e materiais.
Por ser “pau para toda obra”, certamente você não vai querer deixar um estilete de fora das suas ferramentas indispensáveis.
O alicate é uma das principais ferramentas para reparos, sendo é indispensável em qualquer caixa de ferramentas. Ele possui diversas funções que vão te ajudar a realizar vários tipos de serviços, como cortar e descascar fios elétricos e cabos de antena, cortar arames e apertar parafusos, por exemplo.
Existem alguns tipos de alicates, com utilidades específicas, como o alicate de bico e o alicate de corte. No entanto, o mais conhecido, e o preferido na casa dos brasileiros, é o alicate universal. Ele é o melhor alicate para uso no dia a dia, pois consegue realizar tarefas básicas e versáteis.
As furadeiras/parafusadeiras são indispensáveis para instalar estantes, móveis e outros itens.
Existem modelos à bateria ou que funcionem ligados na tomada. Esses equipamentos também variam de calibre de acordo com o que será executado.
O martelo também é uma ferramenta multifuncional e essencial para você ter em casa, sem dúvida ele pode ser usado para: montar um móvel, pendurar quadros, remover pregos, aplicar rebites, etc.
Serve para identificar qual é o fio Fase (positivo) e qual é o fio Neutro no seu sistema elétrico, portanto sinaliza pontos elétricos que podem dar um choque na pessoa que está manuseando a ferramenta.
Com cabo injetado em PVC transparente e haste em aço carbono, ela faz a medição entre 100V e 500V.
É uma ferramenta que indica e mede inclinações.
Pode ser muito útil para pregar móveis na parede, como é o caso, por exemplo, dos painéis para TV.
É uma ferramenta que consiste em um suporte para a lâmina de serra. Dessa maneira serve para cortar madeira, metais e plásticos.
Muito importante também, a trena é uma ferramenta para medição linear e em curvas. Em seu “corpo”, a trena possui uma fita de aço flexível, que contém metragem e indica, assim, as medidas.
Além dessa lista de ferramentas indispensáveis para a sua casa, vale citar os consumíveis essenciais para uma boa caixa de ferramentas.
É o caso, por exemplo, dos seguintes materiais: fita isolante, parafusos, buchas, fita veda rosca, lixa e estopa.